Que fazemos
O Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF) é um dos 12 departamentos da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz. Desde sua criação em 1996, então como Núcleo, desenvolve projetos técnicos, científicos e docência na área da política de medicamentos, da assistência farmacêutica e temas relacionados. O grupo se dispõe a constituir parcerias com o setor público nas diferentes esferas de governo, organismos internacionais, instituições acadêmicas e organizações não governamentais. O principal interesse é formular propostas e executar atividades que visem contribuir para a universalidade e equidade da assistência à saúde e a promoção do acesso aos medicamentos e de seu uso racional, no Brasil e em outros países em desenvolvimento.
Também desde 1998 é Centro Colaborador da Organização Pan-Americana da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em Políticas Farmacêuticas
Atribuição Institucional do NAF
Art. 51* Ao Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica (NAF) compete planejar, organizar e executar as atividades de ensino, formação profissional, pesquisa científica e tecnológica e cooperação nacional e internacional no âmbito dos objetos, temas e problemas atinentes ao campo da Assistência Farmacêutica, contribuindo para a formulação, implementação e avaliação de políticas farmacêuticas.
* Regimento interno da ENSP, 2015
Missão
“Contribuir para o fortalecimento de uma assistência farmacêutica integral e de qualidade, bem como dos sistemas de saúde do Brasil e dos países da América Latina e Caribe e do continente africano por meio da geração, absorção e difusão de conhecimentos científicos e tecnológicos, da pesquisa, da formação de recursos humanos e da cooperação com governos, instituições acadêmicas e da sociedade civil organizada visando a ampliação do acesso a medicamentos e tecnologias em saúde, a melhoria das condições de saúde da população e a promoção da vida”
Visão
“Ser reconhecido como um grupo de excelência científica e tecnológica nas questões da assistência farmacêutica, atuando com liderança e parceria por meio de redes colaborativas no desenvolvimento, difusão e aplicação do conhecimento e de tecnologias em saúde no âmbito nacional e internacional”
Valores
- Ética
- Responsabilidade
- Transparência
- Humanização
- Qualidade
- Profissionalismo