- English
- Português
- Español
Cooperações encerradas
Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS)
-
Curso Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária em Saúde (atualização para farmacêuticos), a cargo do NAF, dentro da cooperação da ENSP denominada TEIAS Manguinhos
-
Curso Serviços Farmacêuticos na Atenção Primária em Saúde (Qualificação Profissional em nível de Formação Continuada para técnicos de farmácia), a cargo do NAF, dentro da cooperação da ENSP denominada TEIAS Manguinhos
-
Curso Uso Apropriado de Medicamentos (UAM) na comunidade, que conta também com financiamento com recursos da Fiocruz.
-
Elaboração de produtos técnicos, como Carteira de Serviços Farmacêuticos e de indicadores para melhor gestão no campo da Assistência Farmacêutica.
Fundação Shuttleworth
O projeto tem como objetivo analisar os efeitos da situação de monopólio de medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde. Contempla como metas:
-
Produção de evidências sobre a situação de monopólio de medicamentos selecionados adquiridos pelo Ministério da Saúde.
-
Produção de evidências sobre o impacto de cláusulas Trips-plus previstas no capítulo de propriedade intelectual do Tratado de Livre Comércio entre o Mercosul e união Europeia em negociação.
-
Seleção de produtos candidatos a subsídios ao exame (oposição de patente) de pedidos de patente.
-
Desenvolvimento de estratégias de divulgação difusão do tema da pesquisa e de seus resultados.
Em 2017 foram disponibilizadas informações sobre o estudo que simula os gastos do Sistema Único de Saúde (SUS) com os medicamentos usados no tratamento de HIV/Aids e de hepatite C, caso as propostas da União Europeia (UE) para o capítulo de propriedade intelectual do Tratado de Livre Comércio (TLC) sejam aceitas pelos países do Mercosul.
Tipo de Cooperação
Ministério da Saúde - MINSA, Governo do Peru
Constitui-se como consultoria Direção Geral de Medicamentos, Insumos e Drogas do Ministério da Saúde do Peru - DIGEMID-CENADIM-DG/MINSA - em estudos epidemiológicos, para suporte na regulação sanitária. As atividades consistem em visitas bienais ao país, com a realização de cursos e atividades de treinamento em pesquisa científica, priorização de temas de investigação e suporte aos grupos constituídos na DIGEMID. Há também uma participação ad hoc, sob convite do MINSA, no seu Comité Especializado (CEMIS/MINSA).