- English
- Português
- Español
Jorge Bermudez e Ronald Santos: Que em 2022 a ciência desbanque o negacionismo e a solidariedade, o desprezo pelos mais pobres
Publicada em 03 de janeiro de 2022. Fonte: viomundo.com.br
Por Jorge Bermudez e Ronald Ferreira dos Santos
Chegamos ao final de 2021 e início de 2022 com um governo claudicante a passos trôpegos, cada vez mais erráticos, sem nenhuma sensibilidade ao que acontece com os brasileiros, especialmente com os menos favorecidos.
Prova disso é o caso da Bahia, cujas inundações provocaram uma tragédia no final de 2021 e que avança em 2022.
Segundo atualizados de ontem, 2 de janeiro, da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, já são 25 mortos, 517 feridos e 90 mil desalojados/desabrigados. Ao todo, 661.508 atingidos pelas inundações no estado.
Apesar do pedido feito ao Itamaraty feito governador da Bahia, o governo brasileiro rejeitou a oferta de ajuda humanitária oferecida pelo governo argentino, repetindo resposta que deu há dois anos, quando Argentina se dispôs a auxiliar no combate aos incêndios da Amazônia.
Embora Brasil e Argentina sejam importantes parceiros comerciais, a eleição de Alberto Fernández foi motivo de bravatas por parte do governo brasileiro, que ameaçou deixar o Merconsul, repetindo o desmonte da UNASUL por diferenças ideológicas entre os governos da região.
Em outra vertente, a imprensa acaba de noticiar que a Organização Mundial do Comércio (OMC) causou “incômodo” ao Brasil ao excluí-lo de negociação para assegurar acesso a vacinas para covid-19, em reunião restrita Índia, África do Sul, EUA e a União Europeia. Leia na íntegra, aqui.