- English
- Português
- Español
CNS, Fiocruz e ENF vão selecionar lideranças sociais para construir rede de mobilizadores da Saúde Pública e integrar políticas
Publicada em 13 de maio de 2021. Fonte: APSREDES
A ideia é constituir uma rede de lideranças que devem contribuir para a construção de melhores condições nacionais para o enfrentamento aos problemas de saúde
O “Projeto Integra – articular políticas públicas para fortalecer o direito à Saúde”, assinado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENF), com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), é um projeto de formação de lideranças e mobilização social, com atividades online e seminários. 300 participantes de todos os estados serão selecionados. As inscrições ficarão abertas entre 14 de junho e 15 de julho deste ano. O curso ocorrerá em quatro etapas ao longo de 2021 e 2022.
O objetivo da iniciativa é promover estratégias para a integração de políticas e práticas da Vigilância em Saúde, Assistência Farmacêutica, Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no âmbito da gestão participativa e dos movimentos sociais. Em seguida, a ideia é constituir uma rede de lideranças que devem contribuir para a construção de melhores condições nacionais para o enfrentamento aos problemas de saúde, em especial os gerados pela pandemia de Covid-19.
O projeto irá promover debates sobre as ações de combate à pandemia, trazendo à tona as contribuições da “Carta do Rio de Janeiro”, definidas no 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêuticas (8º SNCTAF), realizado em 2019. Segundo Fernando Pigatto, presidente do CNS, unificar diferentes lutas é essencial nesse momento. Leia mais aqui.