Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Artigo "Estratégias de produção e aquisição de produtos farmacêuticos em contexto de dependência", escrito pelas pesquisadoras Gabriela Costa Chaves, Elaine Lazzaroni Moraes, e Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro, está na edição 37 nº.3 do CSP

Publicada em março de 2021. Fonte: CSP Cadernos de Saúde Pública.

Artigo "Estratégias de produção e aquisição de produtos farmacêuticos em contexto de dependência", escrito pelas pesquisadoras Gabriela Costa Chaves, Elaine Lazzaroni Moraes, e Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro, está na edição 37 nº.3 do Cadernos de Saúde Pública.

Em 1899, ocorreu a epidemia de peste em Santos, São Paulo, Brasil, área portuária de grande importância para as exportações do país. Esse evento está no cerne da criação do Instituto Butantã. Como o Instituto Pasteur de Paris (França) era o único produtor de soro antipestoso e havia dificuldades para a sua rápida importação, o então diretor do Serviço Sanitário de São Paulo, Emílio Ribas, propôs ao governo da Província uma via para diminuir a dependência externa: a fundação de uma entidade produtora de soros no país 1.

Essa história é um exemplo da busca do Brasil para se livrar da dependência na produção e na compra de bens essenciais, como medicamentos, soros e vacinas. Pena que ao longo do tempo essa dependência tenha se agudizado. O setor farmoquímico, entre outros, sofreu um processo acelerado de desindustrialização. Nos últimos 40 anos, a produção de insumos farmacêuticos ativos (IFA) caiu de 55% para 5%, segundo a Abiquifi (Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos) 2. Leia mais aqui.