Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Medicamentos no Contexto da Saúde Global (ENSP.01.834.1)

Área de concentração 
Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde
Instituição organizadora 
NAF/ENSP/Fiocruz
Período 
O curso é ofertado regularmente no segundo semestre do ano. Em 2018: 15 de agosto a 21 de novembro
Créditos 
04
Local 
ENSP/Fiocruz
Carga horária 
120 horas
Horário 
Quarta-feira, 09-13h
Descrição 

O contexto mundial, no campo da Saúde Pública, apresenta desafios cada vez mais complexos, tais como a agenda inconclusa das doenças infecciosas, a desnutrição e a mortalidade materna; a carga global de doenças crônicas não-transmissíveis; as diferentes faces da globalização e seus efeitos sobre a saúde. Os medicamentos, como insumos essenciais para a saúde, são um dos componentes da resposta a essas questões. No entanto, sua dimensão comercial impõe desafios para além das fronteiras do Setor Saúde. O objetivo da disciplina é discutir tópicos relacionados a pesquisa e desenvolvimento, produção, adoção, distribuição, preço e disponibilidade de medicamentos com base em estudos de casos concretos ocorridos nos últimos 20 anos.

Pré-requisitos 
Sem
Público alvo 
Alunos de mestrado ou doutorado do Programa e Saúde Pública da ENSP, e candidatos externos ao Programa, na Fiocruz ou de outros Programas de PG. São oferecidas vagas para alunos da Região das Américas e de países de língua portuguesa.
Coordenação do curso 
Gabriela Costa Chaves, Maria Auxiliadora Oliveira e Thiago Botelho Azeredo
Processo seletivo e matrícula 

Em caso de necessidade de seleção serão priorizados os matriculados ou egressos de cursos stricto sensu. A chamada é anual. Aqueles que tiverem interesse na disciplina devem seguir os procedimentos indicados pelo Serviço de Gestão Acadêmica (SECA) da ENSP: Chamada da ENSP 2018.

Veja a ementa da disciplina

Taxa 
Ver com a SECA