Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Equipe

Jorge Bermudez

Chefe do Departamento de Política de Medicamentos e Assistência Farmacêutica, NAF/ENSP.
Médico (UFRJ 1971), possui doutorado em Saúde Pública pela ENSP/Fundação Oswaldo Cruz (1995) e mestrado em Doenças Infecciosas e Parasitárias (Medicina Tropical) pela Faculdade de Medicina da UFRJ (1976).
Pesquisador. Tem como principais interesses temas de saúde coletiva, assistência farmacêutica, acesso a medicamentos, barreiras ao acesso e propriedade intelectual.

Angela Esher

Vice-chefe de pesquisa do NAF/ENSP

Possui graduação em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (1995), mestrado (1999) e doutorado (2010) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/FIOCRUZ).
Tecnologista senior. Tem como principais interesses ética em pesquisa, assistência farmacêutica e metodologia de pesquisa social.

Daniela Moulin de Vasconcelos

Vice-chefe de gestão do NAF/ENSP
Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Mestre em Saúde Pública, sub-área Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ (2009); especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia pela Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ (2012)
Analista de Gestão em Saúde - Planejamento Estratégico. Tem como principais interesses a Assistência Farmacêutica, Políticas de Medicamentos, Política e gestão de ciência, tecnologia e inovação (Ct&I) em saúde, Profissão e Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde.

Rondineli Mendes da Silva

Vice-chefe de ensino do NAF/ENSP
Possui graduação em Farmácia Industrial pela Universidade Federal Fluminense (1996). Doutor (em 2014) e mestre (2008) em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ).
Pesquisador. Tem como principais interesses tema de estudo ligados à assistência farmacêutica, economia da saúde, atenção primária em saúde, gestão em saúde e estudos de avaliação de tecnologias de saúde.

Adriana Mendoza-Ruiz

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Nacional da Colômbia (1995), mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (2003). Doutoranda em Saúde Pública (2017)
Pesquisadora. Tem como principais interesses a assistência farmacêutica, as políticas farmacêuticas, sistemas de saúde e políticas de ciência, tecnologia e inovação.

Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro

Possui graduação em Farmácia pela UFRJ (1980), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela UFRJ (1996) e doutorado em Saúde da Criança e da Mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (2002).
Pesquisadora Titular da ENSP/Fiocruz. Tem como principais interesses: Assistência Farmacêutica, Políticas de Medicamentos, Estudos de Utilização de Medicamentos, Emergências Sanitárias e Bioética. É líder de Grupo de Pesquisa e Pesquisadora ID do CNPq.

Gabriela Costa Chaves

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2005 e 2015. Pesquisadora. Tem como principais interesses diferentes temas da assistência farmacêutica, incluindo barreiras ao acesso relacionadas à propriedade intelectual, preços e lacunas para a inovação no campo das doenças neglicenciadas. É estudiosa do tema de políticas industriais no setor farmacêutico.

Maria Auxiliadora Oliveira

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Medicina (Doenças Infecciosas e Parasitárias) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001).
Pesquisadora. Tem como principais interesses temas de saúde coletiva, assistência farmacêutica, acesso a medicamentos, barreiras ao acesso e propriedade intelectual.

Vera Lucia Luiza

Possui graduação em Farmácia (1983) e mestrado em Ciências Farmacêuticas (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983), Doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (2004).
Pesquisadora. Tem como principais interesse a assistência farmacêutica, acesso a medicamentos, atenção primária em saúde e avaliação em saúde.

Daiana Oliveira

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Unicarioca (2017).
Assistente administrativa

Viviane Soares

Possui graduação em Letras pela UNISUAM (2010).
Assistente administrativa