Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Curso de Tópicos em Política de Medicamentos (ENSP 01.804.1)

Área de concentração 
Políticas, Planejamento, Gestão e Cuidado em Saúde
Instituição organizadora 
NAF/ENSP/Fiocruz
Período 
O curso é ofertado anualmente e tem duração de duas semanas, durante o mês de julho. Em 2018: 09-20 de julho.
Créditos 
04
Local 
ENSP/Fiocruz
Carga horária 
120 horas, sendo 80 presenciais.
Horário 
Segunda a sexta-feira, 09-12h e de 14-17h
Descrição 

A importância dos medicamentos para os sistemas de saúde vem motivando seu estudo como tecnologias em expansão, nos mais variados aspectos que influem sobre seu desenvolvimento, regulação, produção, provisão e utilização. Os medicamentos podem ser intervenções terapêuticas custo-efetivas e, ao mesmo tempo, potenciais fontes de iatrogenia e incremento orçamentário em programas, serviços e sistemas de saúde. Como ferramentas clínicas, estão submetidos à pressão dos mercados, aos ditames de normas de propriedade intelectual e proteção patentária, a regulação sanitária e econômica, e a interesses muitas vezes conflitantes. O tema dos medicamentos é abordado neste curso sob o ponto de vista das políticas e de seu papel estruturante para o desenvolvimento das atividades e determinação dos desfechos do grande campo teórico-prático da Assistência Farmacêutica, no âmbito dos sistemas de saúde. O curso será organizado tendo como ponto central a guia de políticas farmacêuticas para a Região das Américas, que, baseada nas macro funções dos sistemas de saúde, organizou oito principais eixos para as políticas farmacêuticas, configuradas como objetivos, que também conduzem o curso: a liderança das autoridades sanitárias garantindo os interesses da Saúde Pública; a garantia de eficácia, segurança e qualidade dos medicamentos, mediante regulação; a disponibilidade e cobertura dos medicamentos, mediante financiamento sustentável; o acesso a serviços de qualidade; a capacitação de recursos humanos para a Assistência Farmacêutica; o uso racional de medicamentos, seus determinantes e estratégias; a priorização da produção pautada em necessidades sanitárias; a importância dos sistemas de informação; e avaliação e monitoramento da Assistência Farmacêutica. Estes grandes temas serão complementados por temas atuais em debate, pesquisas em curso e assuntos prementes em discussão pela sociedade civil.

Objetivos:

  • Aprofundar os conhecimentos do campo teórico-prático da assistência farmacêutica;
  • Fornecer subsídios para formulação, implementação e avaliação de políticas de medicamentos;
  • Oferecer conhecimentos que permitam desenvolver habilidades para a pesquisa em assistência farmacêutica e em política de medicamentos;
  • Analisar casos contemporâneos relacionados à política de medicamentos no Brasil e na Região das Américas.

O curso tem regime intensivo e de interação permanente em sala de aula. Há um máximo de três referências de leitura obrigatória, para subsidiar cada grande tema, que deverão ser lidas e preparadas pelos alunos para as aulas correspondentes. As referências complementares subsidiam aspectos específicos de cada tema. As referências obrigatórias estarão disponíveis aos alunos, com antecedência, em forma eletrônica (informações serão enviadas aos matriculados).

Pré-requisitos 
Conhecimento na área de Medicamentos; conhecimento do idioma inglês; motivação do candidato para a disciplina. Matrícula vigente em curso stricto sensu e/ou lato sensu. Para candidatos não matriculados em cursos de pós-graduação, apresentar diploma de curso stricto sensu ou lato sensu, pregresso.
Público alvo 
Alunos de mestrado ou doutorado do Programa e Saúde Pública da ENSP, e candidatos externos ao Programa, na Fiocruz ou de outros Programas de PG. São oferecidas vagas para alunos da Região das Américas e de países de língua portuguesa.
Coordenação do curso 
Claudia Garcia Serpa Osorio de Castro, Gabriela Costa Chaves, Maria Auxiliadora Oliveira, Rondineli Mendes da Silva
Processo seletivo e matrícula 

Em caso de necessidade de seleção serão priorizados os matriculados ou egressos de cursos stricto sensu. A chamada é anual. Aqueles que tiverem interesse na disciplina devem seguir os procedimentos indicados pelo Serviço de Gestão Acadêmica (SECA) da ENSP neste link.

Veja a ementa da disciplina

Taxa 
Ver com a SECA